OBJETIVO DO NOSSO BLOG

NOSSO OBJETIVO É PROMOVER A DIVULGAÇÃO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO INFANTIL CECÍLIA MEIRELES, BEM COMO UMA FERRAMENTA INTERATIVA PARA PROMOVER A SOCIALIZAÇÃO, DESCOBERTAS E EXPERIÊNCIAS COM A COMUNIDADE VIRTUAL, POSSIBILITANDO UMA REFLEXÃO DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

HISTÓRICO

O Núcleo de Educação Infantil Cecília Meireles, está localizado na Folha 13 Quadra e Lote especial, anexo ao CAIC, Bairro Nova Marabá, Marabá - PA. O referido núcleo foi inicialmente pensado em um centro de educação infantil que atendesse a creche e pré-escola, constituindo-se em um projeto modelo para o município de Marabá e região.  No final de 1997, após conclusão da infra-estrutura necessária para funcionamento, o Centro de Educação Infantil “Mundo Encantado” foi inaugurado em 28 de março de 1998, sob a administração do Prefeito Geraldo Mendes Castro Veloso, e secretária de Assistência Social da Prefeitura (SEASP) Jyulienne Kelley de Oliveira.
A princípio o atendimento era de 280 (duzentos e oitenta) crianças sendo ofertado: duas salas de berçário com 15 crianças cada, totalizando 30 (trinta) crianças atendidas em período integral; seis salas funcionando em período parcial: 02(duas) turmas de Maternal atendendo 40 (quarenta) crianças de dois e três anos, 08(oito) turmas de Pré-escola atendendo 160 (cento e sessenta) crianças de quatro e cinco anos e 02(duas) turmas de alfabetização com 50 (cinqüenta) crianças de seis anos, ambas as turmas funcionando nos turno matutino e vespertino. O critério utilizado para matricula era residir na folha treze e adjacentes estendendo até a folha seis. Por conta do aumento da demanda e o número limitado de vagas ofertadas, passou-se a considerar para matricula a questão socioeconômica da família cuja renda em média dois salários mínimo vigente da época. 
O quadro de servidores era composto por 19 (dezenove) profissionais: entre professoras, merendeira, agentes de serviços gerais, agentes de portaria, técnico de enfermagem, monitoras e um supervisor geral. Devido o rodízio de supervisoras, a administração do núcleo tanto no que refere as questões administrativas e pedagógica de 1998 ao final do primeiro semestre de 1999, se deu sob a coordenação da supervisora professora Irismar Sampaio Nascimento Araújo, no segundo semestre do mesmo ano ao primeiro semestre de 2000, supervisora Rosilda; no segundo semestre de 2000 a supervisora professora Magnólia Campos Campelo; no primeiro semestre de 2001 supervisora professora Eudeleia Gonçalves Ramos e, do segundo semestre do mesmo ano até a presente data o referido núcleo está sob a gestão da professora Lucilene dos Santos Silva.
Por conta dos altos custos na manutenção do sistema de berçário em período integral, em agosto de 1998 esse serviço deixou de ser ofertada a comunidade local. Após o fechamento dos berçários, ampliou-se o número de vagas de 280 (duzentos e oitenta) para 380 (trezentos e oitenta) abrindo-se assim, novas turmas de Pré-Escola atendendo crianças na faixa etária de 3 a 6 anos. Aos alunos concluintes das turmas de alfabetização a matricula para o ensino fundamental eram garantidos na Escola Rio Tocantins e posteriormente para as escolas Pedro Cavalcante e Escola Folha Doze.
Desde a sua fundação em 1998 o Centro de Educação Infantil “Mundo Encantado” até o primeiro semestre de 2002 esteve sob a coordenação da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (SEASP). A partir do segundo semestre de 2002, atendendo a determinação legal da LDB 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o referido centro de educação infantil passou a integrar ao sistema de ensino do município de Marabá, sob a coordenação da SEMED - Secretaria municipal de Educação. Em 2005 passou a ter a denominação de Núcleo de Educação Infantil Cecília Meireles. Com a mudança do ensino fundamental para nove anos os alunos das turmas de alfabetização (faixa etária de 6 anos) foram transferidas para as escolas do ensino fundamental. 
Atualmente o referido núcleo atende a mesma demanda de 307 alunos na faixa etária de 3 a 5 anos de idade. Com 06 (seis) turmas de Maternal, 04 (quatro) turmas de Jardim I e 06 (seis) turmas de Jardim II, totalizando 16(dezesseis) turmas nos turnos: Manhã e Tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário